Como funciona um teste A/B na pratica?

Como funciona um teste A/B na pratica?

O teste A/B funciona quando realizamos o teste de duas versões semelhantes de uma página, imagem, banner, etc. Por exemplo: Colocamos um botão de “adicionar ao carrinho” na cor azul e um outro botão semelhante na cor vermelha. A mensuração dos resultados vai dizer qual das cores é mais efetiva e chama mais atenção do usuário.

Para realizar um teste A/B que vai te ajudar nas conversões você precisa de um “Teste Multivariado”. Veja alguns exemplos:

Título: é a primeira impressão que temos ao abrirmos um e-mail, tente chamadas positivas e depois as chamadas negativas. Veja qual delas tem mais impacto.

Imagem: As imagens prendem a atenção de quem clicou no e-mail. Faça um teste com cores, pessoas, produtos.

Call to Action (CTA): Opte por chamadas descritivas, que mostrem diretamente ao leitor o que ele deve fazer. Faça o teste com tamanho, cores, fontes. Na qual são elementos que exercem grande papel de influência. Podendo agradar ou agredir os olhos.

Dia e Hora: Encontre os melhores horários para envio e descubra quais os dias da semana que geram mais resposta. Conheça algumas das principais ferramentas de teste A/B.

Conheça algumas das principais ferramentas de teste A/B.

Google Optimize, a ferramenta de Teste A/B do Google – A Google – Optimize disponibiliza uma versão gratuita do produto.

Optimizely – Ferramenta mais complexa. Porém a mais difícil de mexer.

VWO – Uma plataforma completa e mais simples de ser utilizada.

Crazy Egg – Uma ferramenta simples e econômica, além de ser a preferida por profissionais de marketing.

Crie variações de testes que variem seus resultados. Aplique em diversas páginas, teste a eficácia de uma imagem na sua Landing page. Mas lembre-se que para dar resultados, as imagens devem ser iguais mas com algum elemento de diferença. Os outros elementos da página devem permanecer exatamente iguais. Os resultados do teste podem aparecer em média após 30 dias.

 

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